Translate

English German Spain Italian Dutch Russian Portuguese

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cristãos ou evangélicos?

Recentemente, a esposa do jogador Kaká, Caroline Celico, disse à imprensa que não gosta de dizer que é evangélica, mas cristã. Não sei se ela conhece exatamente as nuances entre uma e outra palavra. Mas, quando li isso, me lembrei de uma palestra apresentada anos atrás pelo pastor e escritor George Knight, durante a qual ele respondeu à pergunta: Os adventistas são evangélicos? Ele respondeu: "Não me preocupo se somos evangélicos. Devemos, sim, é ser bíblicos." Atualmente, o nome "evangélico" está muito desgastado. Geralmente, ele evoca a imagem de pessoas alienadas, fanáticas, adeptas da teologia da prosperidade ou de uma religiosidade meramente emocional e divorciada da realidade cultural que as rodeia; religião que prega o reino de Deus aqui e agora e a Parousia para o futuro distante; a graça barata da qual falou Bonhoeffer; a salvação sem cruz e nem juízo; o povo do "Cara" lá de cima e não do Deus Criador que, a despeito de ser Pai amoroso, também inspira reverência e profundo respeito. Muitos evangélicos sinceros têm se mostrado preocupados com o dogmatismo antibíblico que contamina o viver religioso de multidões que dizem amar a Bíblia quando paradoxalmente quase não a abrem para ler e muito menos a estudam.

Ser cristão é amar a Palavra de Deus e incorporá-la ao dia-a-dia; é fazer dela o padrão, a norma de fé e conduta; e para isso é preciso conhecê-la profundamente. Mas tem mais: Jesus é a Palavra de Deus feita carne e ossos. É o Verbo justamente pelo fato de ser o Ser da Trindade que veio ao mundo falar do Deus de amor que ama tanto que deixou instruções claras em Sua Palavra; instruções essas que, se vividas, nos dão paz, esperança e vida em abundância - mesmo deste lado da eternidade. A Bíblia fala de Jesus; devemos lê-la para encontrá-Lo. Jesus é uma pessoa e com pessoas a gente se relaciona. Estudo bíblico sem relacionamento com Jesus é conhecimento vazio que não transforma. Relacionamento sem o estudo bíblico é perigoso, afinal, como saber com quem estamos nos relacionando?

Ser cristão é amar e obedecer a Cristo; é seguir Seus passos, guardar Seus mandamentos. É pregar o evangelho e, se necessário, como disse Francisco de Assis, usar palavras. Ser cristão adventista do sétimo dia é amar tanto a Jesus que a saudade dEle aperta o peito e nos impele a pregar Sua vinda para abreviar esse encontro - mas também por amar as pessoas e querer ajudá-las a encontrar o sentido da vida e a esperança das esperanças. O sentido da vida consiste em saber que sou criatura e Deus é Criador; que somente no encontro entre ambos o vazio é preenchido, pois foi o Senhor quem colocou no coração do ser humano o anseio pela eternidade (Ec 3:11).

Se ser evangélico é seguir e anunciar a mensagem do evangelho (e o evangelho é Jesus), eu sou. Se ser Cristão é amar a Jesus de todo o coração e falar dEle como o primeiro e o último em minha vida, sou cristão. Menos que isso seria fraude, anomalia, incoerência.

Michelson Borges

Fonte: Outra Leitura

Quem precisa de paz?

Com as fortes chuvas, milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Algumas por pouco tempo, outras por um período indeterminado. Elas precisam sentir paz e esperança para recomeçar.
Famílias são desfeitas por ciúmes, consumo de álcool e drogas, prática de jogos de azar, parceiros múltiplos, excesso de trabalho, má administração financeira, falta de amor, falta de tempo, doença e morte. Situações inesperadas nos sobrevêm, mas é possível sentir paz e segurança quando o caos abate nossa vida.        
Veja, por exemplo, a vida de Davi. Ele foi um rei muito importante. É lembrado como uma pessoa de sucesso. Ao ler sua biografia (encontrada nos livros de 1 Samuel e 2 Samuel e vários salmos), percebemos altos e baixos. Ele venceu várias batalhas, alcançou popularidade, ampliou seu reinado, conquistou riquezas, aumentou seu patrimônio. No entanto, Davi foi perseguido em vários momentos, perdeu alguns de seus filhos para a morte, tomou decisões precipitadas que mudaram o curso de sua vida (se relacionou com uma mulher casada e mandou matar seu marido).       
Quando fugia de seu filho Absalão, que queria ser rei em seu lugar, compôs um magnífico poema musical. Podemos encontrá-lo no Salmo 3:1 a 12. Destaco aqui os versos de 1 a 5: "Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: ‘Deus nunca o salvará!' Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do Seu santo monte Ele me responde. Eu me deito e durmo, e torno acordar, porque é o Senhor que me sustém."        
O rei Davi passou por situações de extremo conflito e sentiu paz e esperança, porque confiava em Deus.        
Há pessoas que nos dizem as mesmas palavras que disseram ao rei Davi: "Deus nunca o salvará!" Mas a Bíblia nos diz que isso não é verdade. A Bíblia nos conta sobre Deus, e Deus não mente. O apóstolo São Pedro nos lembra: "Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão" (2Pd 3:8-10).        
Deus nos concede paz e esperança HOJE. Ele remodela nossa vida HOJE. Ele nos oferece o arrependimento e a segunda chance HOJE. Ele está vindo em breve para nos encontrar e fazer novas todas as coisas. Qual será a minha resposta para Deus HOJE?

Rejane Godinho

Fonte: Outra Leitura

O Crescimento é Necessário à Firmeza

"No coração de todo jovem que se propôs ser um discípulo de Jesus Cristo, deve haver um fervoroso desejo de atingir a mais elevada norma cristã, ser um coobreiro de Cristo. Se ele põe sua aspiração em pertencer ao número dos que hão de ser apresentados irrepreensíveis diante do trono de Deus, estará continuamente progredindo. O único meio de se manter firme, é progredir diariamente na vida divina. A fé crescerá se, ao ser posta em conflito com a dúvida e os obstáculos, os vencer. A verdadeira santificação é progressiva. Se estais crescendo na graça e conhecimento de Jesus Cristo, haveis de aproveitar todo privilégio e oportunidade de adquirir mais conhecimento da vida e do caráter de Cristo."

Mensagens aos Jovens, pág. 121

Fonte: tinguiteen

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Treinamento de Anciãos do Distrito em Vitorino Freire


Nos dias 06 e 07 de Setembro foi realizado o I Treinamento de Anciãos do Distrito de Olho d'Água das Cunhãs aqui na cidade de Vitorino Freire com início das 20:00 horas do dia 06 e com término das 17:30 do dia 07.
O treinamento foi de grande proveito para todos os Anciãos do Distrito. Tivemos ainda além da presença do nosso Pastor Thyago Evangelista, o Pastor do Distrito de Bacabal-Ma.
Além dos Anciãos, também estavam presentes as esposas dos Anciãos e seus filhos.
                            
                                                    Confira algumas fotos:




quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Iasd participa do 3° Aniversário do AA

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vitorino Freire foi convidada para participar do 3° Aniversário do AA (Alcólicos Anônimos), que foi realizado no dia 28 de Agosto de 2010. O irmão Lucivaldo foi representar a Igreja para dar uma palavra de apoio ao programa e animar - com a Palavra de Deus- as pessoas que estão lutando com este vício. O tempo liberado para a igreja foi de apenas 15 minutos, mas foi o suficiente para retransmitir uma mensagem de Esperança para as pessoas que participam desta iniciativa realizada em nossa cidade.



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um Dia de Esperança!


Estamos Todos empolgados com este evento que se tornou o nosso projeto Missionário de nossa igreja. Já estamos recebendo grandes bençãos de Deus. Em breve postaremos os Testemunhos da nossa irmandade, aguardem!


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tivemos Novos Batismos


Confira no Menu Fotos e Videos os novos membros que foram batizados no Domingo dia 09/05/2010.

domingo, 18 de abril de 2010

Caos aéreo na Europa continua sem prazo para acabar

 
Milhões de pessoas estão sendo afetadas pelas cinzas do vulcão
O caos no transporte aéreo na Europa continua sem fim à vista neste domingo. Milhares de passageiros permanecem no aguardo de voos que vêm sendo cancelados há quatro dias, desde o início da erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, que lançou uma nuvem de partículas vulcânicas na atmosfera.
A maioria dos aeroportos internacionais europeus continua inoperante e cerca de 20 países – entre eles Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia, Holanda e Bélgica – permanecem com o espaço aéreo totalmente fechado, enquanto a nuvem vulcânica não se dissipa.

No sábado, cerca de 17 mil voos, três quartos dos voos previstos, foram cancelados. A proibição de voos na Grã-Bretanha foi estendida até as 19h deste domingo (15h, no horário de Brasília), já os aeroportos do norte da França e da Itália devem permanecer fechados até segunda-feira.
Na Alemanha e na Holanda, as companhias aéreas Lufthansa e KLM realizaram voos de teste e estudam as aeronaves para detectar qualquer problema que possa ter sido provocado pelas partículas vulcânicas.
Segundo o glaciologista britânico Matthew Roberts, que trabalha no serviço de meteorologia da Islândia, o vulcão islandês já está produzindo menos cinzas.
"Entretanto, ainda há cinzas vulcânicas na atmosfera e um efeito retardado entre a emissão do material pelo vulcão e as cinzas flutuando para o espaço aéreo europeu", afirmou.

Países afetados

Espaço aéreo fechado:
Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, República da Irlanda, Letônia, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Eslováquia, Suécia, Suíça e Grã-Bretanha
Espaço aéreo parcialmente fechado:
França (Paris e norte do país fechados até segunda-feira), Belarus, Croácia, França, Itália (norte do país fechado até segunda), Lituânia, Noruega (voos reduzidos no norte), Espanha (aeroportos no norte fechados)
Operações normais:
Grécia, Portugal, Rússia e Turquia.
Além disso, meteorologistas afirmam que as condições meteorológicas continuam não colaborando para dissipar a nuvem de cinzas vulcânicas.
De acordo com Brian Golding, chefe de pesquisa de previsão da Agência Meteorológica Britânica (Met Office), ela deve permanecer sobre o país "durante vários dias".
"Precisamos de uma mudança na direção dos ventos que permaneça assim durante vários dias. E não há qualquer sinal disso no futuro imediato", disse Golding.
Prejuízos milionários
Somados às dificuldades enfrentadas por milhares de pessoas, estão prejuízos milionários provocados pela nuvem vulcânica. Além dos voos europeus, a grande maioria dos voos transatlânticos – apenas 55 de 337 viagens previstas foram realizadas – também está sendo cancelada, bem como os voos da China para a Europa.
Em cidades como Bangcoc e Cingapura, cujos aeroportos são muito usados como escalas para voos da Ásia para a Europa, as informações são de que a ocupação dos hoteis está próxima de sua capacidade máxima.
A estimativa é que o caos aéreo esteja provocado prejuízos de cerca de US$ 200 milhões (cerca de R$ 350 milhões) por dia às companhias aéreas. Para os passageiros ilhados, a conta pode incluir despesas imprevistas com diárias de hotel, extensão de seguros de viagem, médicos e com alimentação, entre outros.
De acordo com o editor de economia da BBC Robert Peston, os problemas podem se transformar em um "grande desastre econômico", já que várias companhias aéreas vinham atravessando dificuldades financeiras mesmo antes do caos vulcânico.
Peston afirma que, segundo informações de executivos das empresas aéreas, se os problemas continuarem por muito mais dias, várias delas vão afundar em dificuldades financeiras e talvez precisem de socorro dos governos.
Testes aéreos
As duas empresas aéreas que realizaram testes de voo, Lufthansa e KLM ainda não divulgaram conclusões definitivas sobre as experiências.
A holandesa KLM afirmou que uma de suas aeronaves, um Boeing 737, atingiu a sua altitude máxima de cruzeiro, sobrevoando a Holanda a cerca de 13 km, e não registrou problemas durante o voo.
No entanto, as autoridades aéreas só vão liberar os voos no país depois de extensos testes técnicos em terra para detectar qualquer possível avaria aos sistemas.
Na Alemanha, a Lufthansa afirmou ter realizado dez voos entre Frankfurt e Munique.
"Todos os aviões foram inspecionados ao pousar em Frankfurt, mas não detectamos danos às janelas da cabine dos pilotos ou à fuselagem e nenhum impacto sobre os motores", disse um porta-voz.
Mesmo assim, a previsão é que o espaço aéreo da Holanda e da Alemanha permaneça fechado até as 14h e 19h, respectivamente.
Especialistas acreditam que as cinzas expelidas pelo vulcão – uma mistura de partículas de vidro, areia e rocha – podem danificar seriamente os aviões, entupindo as turbinas e fazendo com que os motores parem de funcionar em pleno ar.
Alternativas de transporte
Na Europa, passageiros estão buscando alternativas como trens, ônibus e barcas.
O serviço Eurostar, que liga a Grã-Bretanha ao continente europeu está lotado até segunda-feira.
"Em termos de fechamento de espaços aéreos, isso é pior que 11 de setembro. A interrupção é pior do que qualquer coisa que já vimos", disse um porta-voz do órgão que regulamenta a aviação na Grã-Bretanha, a Civil Aviation Authority.
Entre os milhares de pessoas afetadas pela nuvem de cinzas vulcânicas estão a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que foi obrigada a pousar em Portugal na sua volta dos Estados Unidos, e a cantora americana Whitney Houston, que foi forçada a viajar de carro da Grã-Bretanha para a Irlanda para fazer um show.
Vulcão em erupção
Vulcão continua a expelir cinzas na atmosfera
A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull em um mês começou na quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera. Uma fissura de 500 metros apareceu no topo da cratera.
O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira.
Nos primeiros momentos, cerca de 800 pessoas tiveram que abandonar as suas casas. O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa.
Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Frio, ventos e novos tremores prejudicam resgates na China


Equipes de resgate na China estão enfrentando fortes ventos, frio, ar rarefeito e tremores secundários na busca por sobreviventes do terremoto que deixou pelo menos 617 mortos e 9.110 feridos na província de Qinghai, informaram as autoridades.
Pelo menos 313 pessoas continuam desaparecidas e o número de mortos ainda pode subir. Escavadeiras e outros equipamentos pesados chegaram à cidade de Jiegu nesta quinta-feira, onde mais de 85% dos prédios foram destruídos.
Pelo menos 750 tremores secundários foram registrados na região. Apesar das condições desfavoráveis, equipes de resgate passaram a noite trabalhando, muitos deles trabalhando usando apenas as próprias mãos, na busca por sobreviventes sob os escombros.
Voos transportando equipes médicas e suprimentos estão chegando ao aeroporto de Yushu, mas a estrada que conecta a cidade, a 4.000 metros de altura, foi bloqueada por um deslizamento de terra causado pelo tremor.
Segundo as autoridades da prefeitura do condado de Yushu, na província de Qinghai, 15 mil prédios residenciais foram derrubados pelo sismo e cerca de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas – a maioria delas passou a noite ao relento. Várias escolas foram derrubadas e pelo menos 56 estudantes morreram.
Com as mãos
As operações de resgate também foram prejudicadas pelos cortes de energia e de telecomunicações e pelos deslizamentos de terra causados pelo tremor.
O presidente chinês, Hu Jintao, pediu que todos os esforços se concentrem em resgatar os sobreviventes e cerca de 5.000 pessoas – entre elas 700 soldados – participam das operações.
Cerca de 900 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros desde o terremoto, cuja magnitude foi registrada como de 6,9 pelo US Geological Survey e de 7,1 por cientistas chineses.
O Ministério para Assuntos Civis afirmou ter enviado 5 mil barracas, 50 mil casacos e 50 mil cobertores para a região.
O aeroporto de Xining, capital da província de Qigham, a cerca de 800 quilômetros da região do epicentro do terremoto, suspendeu os voos comerciais para se dedicar exclusivamente aos esforços de ajuda para a zona afetada.
Em Jiegu, o diretor de hotel Ren Yu disse que a cidade parece uma zona de guerra.
“Está uma bagunça completa”, disse ele.
“À noite, as pessoas gritavam e choravam. Mulheres choravam por suas famílias. Algumas pessoas quebraram a perna ou o braço, mas tudo o que conseguem agora é uma injeção. Elas choravam de dor.”
Enquanto as autoridades locais buscam abrigo temporário para as dezenas de milhares de desabrigados, a meteorologia prevê mais frio e vento forte para os próximos dias.
A região de Yushu é propensa a terremotos, mas segundo a US Geological Survey, este foi o tremor mais forte num raio de 100 km na área, desde 1976.
Em 2008, um grande terremoto na província vizinha de Sichuan causou a morte de 87 mil pessoas e deixou cinco milhões de desabrigados.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Diante de ataques, cristãos precisam fazer penitência, diz papa

Em um sermão nesta quinta-feira, o papa Bento 16 afirmou que é preciso que os cristãos façam penitência em meio aos ataques que a Igreja Católica tem enfrentado em todo o mundo.





Bento 16 não se referiu de forma direta aos casos de abusos sexuais cometidos por religiosos contra crianças.
"Nós cristãos nos últimos tempos temos evitado a palavra penitência, que parecia dura, mas agora, sob os ataques do mundo, que nos falam dos nossos pecados, vemos que poder fazer penitência é uma graça, vemos como é necessário fazer penitência", afirmou o papa durante uma cerimônia na Capela Paulina, no Vaticano.
"Abrir-se ao perdão, preparar-se ao perdão, e se deixar transformar. A dor da penitência, isto é, da purificação e da transformação, esta dor é graça, porque é renovação, obra da Misericórdia divina."

‘Ditaduras’
O papa falou sobre penitência ao refletir sobre a primazia da obediência a Deus, que concedeu a Pedro a liberdade de se opor ao Sinédrio, a corte suprema judia, que tinha a missão de administrar a justiça aplicando a Torá, a Lei de Moisés.
"É preciso obedecer a Deus e não aos homens. A obediência a Deus dá a Pedro a liberdade de se opor à suprema instituição religiosa. Nos tempos modernos, teorizou-se a liberação do homem, inclusive da obediência a Deus, o homem seria livre, autônomo e nada mais. Mas isto é uma mentira, que a chamada autonomia não libera o homem", disse Bento 16.
Na homilia o papa disse que, as "ditaduras nazista e marxista", que não podiam aceitar um Deus sobre o poder ideológico, não existem mais, mas há outras formas de ditaduras.
"Hoje, graças a Deus, não vivemos em ditaduras, mas existem formas mais sutis de ditaduras, um conformismo que leva a agir como agem todos e que pode ser uma verdadeira ditadura", afirmou.